quinta-feira, 31 de maio de 2007

Movimento Estudantil

Primeiramente, gostaria de ressaltar que considero importante a participação dos estudantes na defesa de seus próprios interesses dentro da universidade. Repetindo: "defesa de seus próprios interesses". Chega a ser absurda a tamanha "politização" do dito movimento estudantil: PC do B, PSOL, PSTU, PXX, PXY, PYY ...

Será que os indivíduos engajados nessas legendas de fato representam o real interesse dos estudantes ? Ou será apenas representam o interesse de suas respectivas agremiações, travestidos de campeões da causa estudantil ? Prefiro ficar com a segunda opção, não pelo fato de considerar-me reacionário ou algo do gênero, mas sim por ser realista.

Outra crítica que considero importante trata da questão da panfletagem. Será que realmente é preciso investir tanto dinheiro (oriundos de seus respectivos partidos) na produção de incontáveis panfletos para serem distribuídos mecanicamente para leitores desinteressados, em sua grande maioria, que logo em seguida "deixarão cair" o bendito papel no chão, dificultando ainda mais o trabalho dos sofridos funcionários da limpeza ? Eu não acho que seja necessário: bastaria construir alguma espécie de mural, onde seriam afixados panfletos de conteúdo político.

Não pretendo tecer aqui uma longa crítica acerca do movimento estudantil, até porque não possuo cacife para isso: o meu conhecimento à respeito é muito pequeno, limitando-se a observações empíricas realizadas por um estudante de segundo período. O intuito do post é justamente expor a minha opinião para eventuais leitores supostamente interessados.

O movimento estudantil deveria ser mais espontaneísta. Não estamos lidando com massas operárias ou camponesas, mas sim com estudantes universitários de um curso relativamente politizado. Os estudantes não precisam de uma liderança, de uma orientação partidária ou doutrinária, para reivindicar seus direitos, "estabelecendo pautas" ou "plenárias". Afinal de contas, se há tanto espontaneísmo para fazer uma romaria ao bar, por que não pode ocorrer isso no movimento estudantil ? Fica lançada aí a pergunta.

Abaixo a influência nefasta dos partidos políticos. Que todos os representantes dessa escória sejam queimados na fogueira da Santa Igreja (apenas para ressaltar o caráter religioso do blog).

Pedro

Nenhum comentário: