quinta-feira, 31 de maio de 2007

Dois vídeos sobre a mídia

Não me considero um sujeito possuidor de convicções políticas definidas: sou um sujeito muito pragmático. Minhas opiniões políticas variam como o bailar de um elétron em volta do núcleo atômico, ou seja, dependem muito das circunstâncias. Mas vou postar aqui no blog dois vídeos que demonstram muito o papel da mídia televisiva e suas nefastas estratégias de poder.

O primeiro vídeo trata-se de um direito de resposta concedido ao falecido ex-governador Leonel brizola no famoso noticiário Jornal Nacional, após ter sido feita uma insinuação de que a qualidade do seu governo devia-se ao fato de ele estar "senil". Detalhe que o direito de resposta foi concedido anos depois da ofensa. O bizarro do vídeo é justamente ver uma crítica à Rede Globo feita na voz do Cid Moreira.

http://www.youtube.com/watch?v=ObW0kYAXh-8

O segundo vídeo, mais longo (1h15m), também encontrado no emule, trata-se de um documentário feito por dois Irlandeses que estavam presentes na Venezuela na época do golpe que derrubou por dois dias o presidente eleito Hugo Chávez. Trata de como o golpe foi tramado pela mídia, que influenciou os acontecimento de uma forma grotesca e descarada, fazendo uma manipulação completamente anti-ética e grosseira. Não sou simpatizante do referido presidente, mas acho importante assistir ao vídeo, ainda mais nesse contexto de discussão do fechamento da RCTV (que é uma das protagonistas do vídeo). Chama-se A Revolução Não Será Televisionada (The Revolution will not be televised) e foi exibido a alguns anos atrás na TV Câmara, ocasião na qual eu assisti somente a metade. Então, esses dias, seguindo a recomendação do nosso querido amigo Lucas Beraldo, eu baixei e assisti.

Eis o link para o Google Video
http://video.google.com/videoplay?docid=-3258871973505291549&q=Revolu%C3%A7%C3%A3o+televisionada

Quem possuir conexão lenta, ou não tiver paciência de baixar o vídeo, pode me entregar um CD durante as aulas que eu gravarei com o maior prazer.

Pedro

Nenhum comentário: