quinta-feira, 31 de maio de 2007

Goliardos




Os Goliardos eram uma tendência de protesto nascida dentro do seio da Igreja Católica, durante o século XIII. Não formavam um grupo organizado propriamente dito, mas sim indivíduos de pensamento relativamente parecido que se reuniam para compor poesias satirizando a Igreja, a soceidade e os costumes medievais. Sua origem é essencialmente urbana, universitária. Tratavam-se de indivíduos ligados ao clero, visto que durante a idade média o ensino universitário era intrinsecamente ligado à Igreja. Construíram inúmeras obras, sendo uma das mais famosas a chamada "Carmina Burana", uma coletânea de mais de 1000 poemas e canções, que no século XX deu origem à ópera homônima, organizada pelo compositor Carl Orff.


Eis dois poemas tipicamente goliardos:

"Sou coisa leve
Tal como a folha levada pelo furacão

Tal como a neve vagando sem piloto.

Como um pássaro errante pelos caminhos do ar,

Não me prendem âncoras nem cordas.

A beleza das raparigas atingiu-me no peito.
As que não posso tocar, possuo-as com o coração.

Reprovam-me em segundo lugar o joogo. Mas ainda que o jogo
Tenha-me deixado nu e com o corpo frio, meu espírito se aquece.
É então que a minha musa compõe as melhores canções.
Em terceiro lugar, falemos do cabaré

Quero morrer na taverna
Onde os vinhos estarão próximos da boca do moribundo
Descerão depois os coros de anjo cantando:
Que Deus seja clemente com este bom bebedor"

----------------------------

"Mais ávidos de volúpia do que de salvação eterna,
A alma morta, eu não me preocupo senão com a carne.


Como é duro domar a natureza!

E, à vista de uma bela mulher, continuar puro de espírito.

Os jovens não podem seguir uma lei tão dura
E não ter cura para seu corpo disposto"


-----------------------------

Referência bibliográfica:
LE GOFF, J. Os Intelectuais da Idade Média

Livro muito bom por sinal, sugiro que leiam: trata-se de uima leitura extremamente rápida e proveitosa. Isso é ... depois que a nossa querida Biblioteca Central do Gragoatá voltar ao seu estado normal, sem greve.

Não tenho conhecimento de livros tratando exclusivamente dos goliardos, infelizmente. Caso alguém conheça, fica aí o pedido de alguma recomendação, porque eu me interessei bastante. A ópera também é excelente, facilmente encontrada na loja do Tio Mula. Ficam aí as recomendações.


Pedro

Nenhum comentário: