sábado, 11 de agosto de 2007

Resenha

Resenha:WEBER,Max.''A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo''.Tubinger,1904/5.
Max Weber,um dos fundadores da sociologia moderna,em seu clássico livro relaciona as idéias de algumas correntes protestantes- calvinismo,pietismo,metodismo,seitas batistas e luteranismo-acerca de predestinação,trabalho,riqueza e vocação com o nascimento de uma ideologia burguesa,que ele chama de espírito do capitalismo,e que permitiu a dominação política e social do capitalismo.
Os'' pontos altos'' do livro são a seua definição para o capitalismo e a análise das igrejas protestantes.A definição que Weber dá para o capitalismo-a utlização racional da força de trabalho,dos meios de produção e do capital para a obtenção de lucro-foge da vulgaridade daquela visão do capitalismo formado por ''burgueses inescrupulosos'' e ''trabalhadores alienados''.
Mas essa definição apresenta problemas quando Weber diferencia as sociedades pré-capitalistas e capitalistas,já que o autor vê como a diferença entre as citadas sociedades o uso racional da força de trabalho e dos meios de produção pelas últimas.Mas hoje é claro para a historiografia que todas as formas de organização social são racionais.Mas isso é perfeitamente capaz de se relevar,se considerarmos o eurocentrismo da época.
A análise das igrejas protestantes é o grande mérito de seu livro. Com a utilização dos textos dos lideres das igrejas estudadas e de estudiosos sobre o assunto,Weber consegue fazer uma análise(na medida do possível imparcial)e pormenarizada das igrejas estudadas.
A tese do livro- a ética protestante como base de uma ideologia essencialmente burguesa-talvez seja o ponto mais discutível do livro.Diante dos estudos historiográficos seja lícito supor que o ''espírito do capitalismo'' foi se formando a partir da Baixa Idade Média(com o crescimento do comércio) e na idade moderna ela já estaria bem desenvolvido,mesmo que restrito apenas aos círculos burgueses.
Diante do anacranismo da ética católica,frente a ascenção social da burguesia,e da liberda e mudanças trazidas pela reforma, a ética protestante surge como arcabouço ideológico das idéias capitalistas(ou proto-capitalistas).
Isso pode ser vistos pelos lugares que,segundo Weber, a ética protestante mais se desenvolveu.Historiadores como Perry Anderson mostram que em lugares como Holanda e Inglaterra as atividades comerciais e a importância dos burgueses eram muito importantes.Portanto os ideais calvinistas,puritanos e pietistas de trabalho como vocação,desculpabilização da riqueza,condenação dos gastos superfúlos e das atividas não-práticas encontraram terreno fértil para se desenvolverem e permitirem a expansão do espírito do capitalismo para outros setores da sociedade(e nisso Weber acerta ao afirma que a ética protestante formou uma massa de trabalhadores disciplinada e silenciosa para os capitalistas).
O livro ainda hoje,e apesar dos anacronismos,é fundamental para entender a mentalidade burguesa.Altamente recomendado.

Nenhum comentário: