quinta-feira, 31 de maio de 2007

Dois vídeos sobre a mídia

Não me considero um sujeito possuidor de convicções políticas definidas: sou um sujeito muito pragmático. Minhas opiniões políticas variam como o bailar de um elétron em volta do núcleo atômico, ou seja, dependem muito das circunstâncias. Mas vou postar aqui no blog dois vídeos que demonstram muito o papel da mídia televisiva e suas nefastas estratégias de poder.

O primeiro vídeo trata-se de um direito de resposta concedido ao falecido ex-governador Leonel brizola no famoso noticiário Jornal Nacional, após ter sido feita uma insinuação de que a qualidade do seu governo devia-se ao fato de ele estar "senil". Detalhe que o direito de resposta foi concedido anos depois da ofensa. O bizarro do vídeo é justamente ver uma crítica à Rede Globo feita na voz do Cid Moreira.

http://www.youtube.com/watch?v=ObW0kYAXh-8

O segundo vídeo, mais longo (1h15m), também encontrado no emule, trata-se de um documentário feito por dois Irlandeses que estavam presentes na Venezuela na época do golpe que derrubou por dois dias o presidente eleito Hugo Chávez. Trata de como o golpe foi tramado pela mídia, que influenciou os acontecimento de uma forma grotesca e descarada, fazendo uma manipulação completamente anti-ética e grosseira. Não sou simpatizante do referido presidente, mas acho importante assistir ao vídeo, ainda mais nesse contexto de discussão do fechamento da RCTV (que é uma das protagonistas do vídeo). Chama-se A Revolução Não Será Televisionada (The Revolution will not be televised) e foi exibido a alguns anos atrás na TV Câmara, ocasião na qual eu assisti somente a metade. Então, esses dias, seguindo a recomendação do nosso querido amigo Lucas Beraldo, eu baixei e assisti.

Eis o link para o Google Video
http://video.google.com/videoplay?docid=-3258871973505291549&q=Revolu%C3%A7%C3%A3o+televisionada

Quem possuir conexão lenta, ou não tiver paciência de baixar o vídeo, pode me entregar um CD durante as aulas que eu gravarei com o maior prazer.

Pedro

Goliardos




Os Goliardos eram uma tendência de protesto nascida dentro do seio da Igreja Católica, durante o século XIII. Não formavam um grupo organizado propriamente dito, mas sim indivíduos de pensamento relativamente parecido que se reuniam para compor poesias satirizando a Igreja, a soceidade e os costumes medievais. Sua origem é essencialmente urbana, universitária. Tratavam-se de indivíduos ligados ao clero, visto que durante a idade média o ensino universitário era intrinsecamente ligado à Igreja. Construíram inúmeras obras, sendo uma das mais famosas a chamada "Carmina Burana", uma coletânea de mais de 1000 poemas e canções, que no século XX deu origem à ópera homônima, organizada pelo compositor Carl Orff.


Eis dois poemas tipicamente goliardos:

"Sou coisa leve
Tal como a folha levada pelo furacão

Tal como a neve vagando sem piloto.

Como um pássaro errante pelos caminhos do ar,

Não me prendem âncoras nem cordas.

A beleza das raparigas atingiu-me no peito.
As que não posso tocar, possuo-as com o coração.

Reprovam-me em segundo lugar o joogo. Mas ainda que o jogo
Tenha-me deixado nu e com o corpo frio, meu espírito se aquece.
É então que a minha musa compõe as melhores canções.
Em terceiro lugar, falemos do cabaré

Quero morrer na taverna
Onde os vinhos estarão próximos da boca do moribundo
Descerão depois os coros de anjo cantando:
Que Deus seja clemente com este bom bebedor"

----------------------------

"Mais ávidos de volúpia do que de salvação eterna,
A alma morta, eu não me preocupo senão com a carne.


Como é duro domar a natureza!

E, à vista de uma bela mulher, continuar puro de espírito.

Os jovens não podem seguir uma lei tão dura
E não ter cura para seu corpo disposto"


-----------------------------

Referência bibliográfica:
LE GOFF, J. Os Intelectuais da Idade Média

Livro muito bom por sinal, sugiro que leiam: trata-se de uima leitura extremamente rápida e proveitosa. Isso é ... depois que a nossa querida Biblioteca Central do Gragoatá voltar ao seu estado normal, sem greve.

Não tenho conhecimento de livros tratando exclusivamente dos goliardos, infelizmente. Caso alguém conheça, fica aí o pedido de alguma recomendação, porque eu me interessei bastante. A ópera também é excelente, facilmente encontrada na loja do Tio Mula. Ficam aí as recomendações.


Pedro

Movimento Estudantil

Primeiramente, gostaria de ressaltar que considero importante a participação dos estudantes na defesa de seus próprios interesses dentro da universidade. Repetindo: "defesa de seus próprios interesses". Chega a ser absurda a tamanha "politização" do dito movimento estudantil: PC do B, PSOL, PSTU, PXX, PXY, PYY ...

Será que os indivíduos engajados nessas legendas de fato representam o real interesse dos estudantes ? Ou será apenas representam o interesse de suas respectivas agremiações, travestidos de campeões da causa estudantil ? Prefiro ficar com a segunda opção, não pelo fato de considerar-me reacionário ou algo do gênero, mas sim por ser realista.

Outra crítica que considero importante trata da questão da panfletagem. Será que realmente é preciso investir tanto dinheiro (oriundos de seus respectivos partidos) na produção de incontáveis panfletos para serem distribuídos mecanicamente para leitores desinteressados, em sua grande maioria, que logo em seguida "deixarão cair" o bendito papel no chão, dificultando ainda mais o trabalho dos sofridos funcionários da limpeza ? Eu não acho que seja necessário: bastaria construir alguma espécie de mural, onde seriam afixados panfletos de conteúdo político.

Não pretendo tecer aqui uma longa crítica acerca do movimento estudantil, até porque não possuo cacife para isso: o meu conhecimento à respeito é muito pequeno, limitando-se a observações empíricas realizadas por um estudante de segundo período. O intuito do post é justamente expor a minha opinião para eventuais leitores supostamente interessados.

O movimento estudantil deveria ser mais espontaneísta. Não estamos lidando com massas operárias ou camponesas, mas sim com estudantes universitários de um curso relativamente politizado. Os estudantes não precisam de uma liderança, de uma orientação partidária ou doutrinária, para reivindicar seus direitos, "estabelecendo pautas" ou "plenárias". Afinal de contas, se há tanto espontaneísmo para fazer uma romaria ao bar, por que não pode ocorrer isso no movimento estudantil ? Fica lançada aí a pergunta.

Abaixo a influência nefasta dos partidos políticos. Que todos os representantes dessa escória sejam queimados na fogueira da Santa Igreja (apenas para ressaltar o caráter religioso do blog).

Pedro

quinta-feira, 24 de maio de 2007

Defesa da ortodoxia

Caros amigos e seguidores,após uma reunião da cúpula da ALDCCC na nossa ''igreja verde'',ou seja,no gramado ficou acertado que a partir de agora sera criado o TRIBUNAL DO SANTO OFÍCIO ALDCCC,com o claro objetivo de defesa da ortodoxia perante a quantidade crescente de hereges,sóbrios,capitalistas ,noveleiros e todo esse tipo de gente.
A cúpulade tão nobre instituição é formada por:
São Pedro das virgens e pálidas donzelas(ou papa Pedro II),São Saulo dos conhecimentos etílicos,são Charlie das duplas personalidades alcoólicas e santa èrika dos roxos cabelos.Guiados pelo sentimento mais nobre de defesa do que é certo(e não adianta discordar!!)eles decidiram que o único jeito de limpeza dos ímpios é a fogueira.
Diante de suas infinitas sabedorias eles perceberam que a única salvação a tão nefastas pessoas é a desintegração de seus corpos.Os hereges depois de admitirem que estão errados(e estão errados!!)serão banhados em cachaça,vodka...Serão queimados ao som do hino de Purificação-aquele mesmo que pede a um líder político travestido de entidade religiosa e ''filho de Deus''queime os filhos de um tal de capeta.Depois terão seus corpos purificados pelas bebidas sagradas:Absinto e Cerveja.
Portanto se você é um dos hereges lebre-se que estamos com nossos ''comissários e familiares''em todos os lugares,vigiando a todos.Só nós somos onipresentes e onicientes.

Emílio

segunda-feira, 21 de maio de 2007

Ele vai voltar para salvar nossas almas

"Vejo, mas não sei se vejo:
o certo é que me cheira
que me vem honrar à Beira
um Grande do pé do Tejo.

Formas, cabos e sovelas,
lavradinhas com primor,
mandareis abrir, Senhor.
Muitos folgarão de vê-las.

Mas, ai! que já vejo vir
o Presbítero Maior
a riscar todo o primor,
que outra vez há-de surgir.

Este sonho que sonhei
é verdade muito certa,
que lá da Ilha Encoberta
vos há-de chegar este Rei."

Gonçalo Bandarra, poeta luso, profeta do retorno do eterno rei D.Sebastião

São Guinefort


Em uma de minhas leituras relacionadas à história do cristianismo (vide final do post), deparei-me com um episódio um bocado inusitado: a história de São Guinefort, o "cachorro-santo". Após um episódio ocorrido no século XIII, no território da atual França, o cão se tornou conhecido e foi objeto de veneração. Vou contar a história aqui no blog, esperando não falhar a minha memória, já que não possuo mais aqui o material que li isso especificamente (apesar da história ser bem famosa nos círculos de história medieval).

No século XIII, perto da cidade de Lyon, um homem sai de casa, deixando em casa o seu filho, ainda bebê, aos cuidados de um cão, chamado Guinefort. Então, uma enorme cobra entra dentro da casa. Guinefort, em uma atitude corajosa, a ataca e mata, ficando então extremamente sujo do sangue da cobra. O homem, ao retornar para sua casa, avista o cão ensanguentado e, pensando que o mesmo devorou a criança, o mata. O homem então percebe o erro que havia cometido: avista o cadáver da cobra e a criança sã e salva. Arrepende-se então e joga cão em um poço, cobre-o com pedras e planta árvores em volta, fazendo uma espécie de "santuário". A história é espalhanda pela a comunidade em que vivia. As pessoas então passam a venerar o túmulo do cão, ao qual foram atribuidos muitos milagres. A Igreja Católica prontamente classifica tal adoração como heresia e a proíbe. Mesmo assim, cresce então o culto ao "São" Guinefort, que permanece até meados do século XX, apesar da proibição da Igreja Católica.

Originalmente li essa lenda em " A cristandade no ocidente: 1400-1700" do historiador inglês John Bossy, apesar de já ter visto rápidas referências, pouco detalhadas, nas obras do famoso medievalista francês Jacques Le Goff. A imagem do cão é do Google Image. Uma história um bocado interessante que nos mostra como um fato aparentemente "simples e cotidiano" pode adquirir uma tremenda conotação mítica, se tornando objeto de idolatria de inúmeras pessoas, sobrevivendo com o passar dos séculos.

São Pedro

domingo, 20 de maio de 2007

Álcool

Álcool é, sobretudo, libertação. Uma libertação da alma, acorrentada aos grilhões da sua futilidade mundana, dos seus pensamentos mesquinhos e vazios que lhes são impostos pela vida vivida de acordo com o insano ritmo da escravidão causada pelos ponteiros do relógio.

Alguns indivíduos argumentam que alcóol é fuga, covardia e falta de vontade de encarar a vida como ela é. Talvez seja. Mas o quão triste seria o mundo sem fuga, sem vontade de ir além, quão reestrito, quão obscuro. A vida não "é" algo. A vida é um conceito abstrato, vítima de uma infeliz reificação realizada por indivíduos decrépitos.

Vivemos a vida ! Bebemos ! Amemos ! Joguemos !

Pedro

"Virgens e pálidas donzelas"


Diante da hipocrisia do pífio conjunto de valores denominado Cristianismo, torna-se cada vez mais escassa a figura idealizada pelos românticos do século XIX, a "virgem e pálida donzela". Mulher de grande volúpia, que exalta grande sensualidade através de sua beleza até então intocada, cujo palor da pele sugere uma personalidade introspectiva, alheia à mediocridade cotidiana.



Pelo sumo-sacerdote Pedro

A verdadeira intenção da ALDCCC

Caros capitalistas,comunistas e cristãos,viemos por meio desta mostrar a história dessa nobre organização e suas ''causas''revolucionárias.Portanto esse este documento pode ser encarado como o ''MANIFESTO ALDCCC'',um documento histórico que provalvelmente será usado e abusado por militantes profissionais de centros acadêmicos,sindicalistas desempregados ou por historiadores falidos e mal pagos pelas instituições públicas de ensino.

''Uma nova ameaça ronda o mundo.Um fantasma ronda as autoridades civis,militares,diplomáticas e eclesiásticas constituídas.

O papa em sua recente visita ao Brasil, e ao rebanho formado por descendentes dos negros escravizados e índios criminosamente convertidos ao cristianismo,alertou que a família cristã deve proteger seus rebentos da influência satânica e maligna de jovens bêbados.

O exército americano, a CIA e a OTAN estão alerta ao ''perigo etílico'' e prontos a guerra preventiva''ao inimigo invisível que se alastra pelo mundo capitalista - cristão - ocidental.

A história de tão temida organização começa nos corredores da Universidade Federal fluminense e nos bares que rodeiam a universidade.Alunos diante da mediocridade do cotidiano e da incompetência das teorias existentes de responder as questões que afetam os corações e mentes,resolvem romper com todos...todos os alienados por sistemas falidos e obsoletos,por modelos econômicos que não conseguem solucionar os problemas do mundo e por manifestações sociais e morais travestidas de ''sobrenaturais''que se tornam anacrônicas e destoantes do mundo moderno.


Emílio

sábado, 19 de maio de 2007

Introdução(2)

Fundada por dois estudantes do curso de História da UFF,a ALDCCC é um grupo que visa romper com todas as teorias,ou como diriam os garotos podres,''falsas verdades da elite minoria''.Dois Jovens que se destacam por sua pseudo-intelectualidade de adolescentes e sua filosofia de buteco,eles creêm que a revolução(seja lá para onde isso leve)começa no bar.
Portanto preparem seus corações e mentes para muitas críticas infundadas,conversas de bêbado,elogios á ''virgens e pálidas donzelas'' que não existem...


Emílio

Introdução

Apesar do título pomposo, a idéia do blog é justamente expor pontos de vista acerca de assuntos que possam estar de alguma maneira relacionados à história (que não envolve só o conteúdo dos livros acadêmicos, mas sim ... a história da vida humana e seus devaneios). Criado por dois estudantes do segundo período de História da Universidade Federal Fluminense.



Pedro